Como Escolher as Melhores Micro Caps?

Essa é a pergunta de 1 milhão de reais (ou 1 bilhão, para lembrarmos o valor máximo de uma Micro Cap): como garimparmos as melhores ações dessa categoria.

O primeiro passo, é o trabalho de exclusão: retiramos da análise todas as ações com Patrimônio Líquido negativo e que tenha apresentado prejuízo recorrente nos últimos balanços (há exceções, mas por hora vamos simplificar a questão).

Entre as que sobraram (ainda serão bastante), fazemos um ranking pelos indicadores mais importantes na visão de cada um. Não há uma regra fixa para isso, mas não nos omitiremos. Para nós, o critério mais importante é o chamado P/L, que é o valor de mercado da empresa dividido pelo lucro anual da mesma. Na prática, representa a quantidade de lucros anuais necessários para atingir o valor da empresa. Para esse indicador, quando menor, melhor (desde que seja maior do que zero).

Vamos partir daí a análise. No dia de hoje, a primeira desse ranking é a empresa JB DUARTE (jbdu3). Seu valor de mercado é de R$ 1,2 milhões (nossa, tem empresas que custam só isso na bolsa?), seu lucro dos últimos 12 meses foi de incríveis R$ 26 milhões! 1,2 / 26 = P/L de 0,05.

Pronto, agora é só comprar esse papel e ficar rico, certo? Infelizmente não é tão simples assim. O próximo passo é examinar mais no detalhe a empresa: esse lucro é recorrente ou foi algum ajuste contábil que camuflou uma empresa ruim? Quais as perspectivas dessa empresa seguir lucrando? Ela se encontra em um segmento com boas perspectivas? No caso desse papel, infelizmente foi um lucro contábil. A empresa se encontra em um péssimo momento financeiro há vários anos. Uma dica é buscar informações no próprio site da empresa e notícias no Google.

Não achou um bom papel, agora precisamos buscar um próximo (e um próximo e mais um próximo).

Pronto, achei um ótimo papel. Agora é só comprar? Se já pesquisou bastante, e está convicto de que é um bom negócio, vá em frente.

Porém, sua missão não acaba agora (nem nunca). Você sempre precisará acompanhar o mercado, ler notícias e relatórios, pois nesse mercado, tudo muda da noite para o dia! Compre sempre quando achar que essa decisão é para sempre, que a empresa terá bons resultados eternamente. Mas confie desconfiando!

Pergunta final? Como diversificar sua carteira de ações?